Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado - ASX14

The Superheat Accessory for Air Conditioning – model ASX14 measures suction line or liquid line temperature and pressure. It calculates ACTUAL superheat in real time. Manual do Usuário

Folheto

Boxart

Anúncio

Características e Benefícios

O Que Está Incluído?

Recomendações

Especificações

 

 

 

 

O Que É?

Estudos recentes sugerem que mais da metade dos sistemas de ar condicionado em funcionamento nos EUA possuem pouca carga ou muita carga.  Isso causa uma redução da eficiência e, às vezes, defeito prematuro no compressor.  O Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado da Fieldpiece, modelo ASX14, mede a linha de sucção, temperatura e pressão de linha. Ele então calcula o superaquecimento real em tempo real, utilizando tabelas de pressão e temperatura (P/T) integradas. Mede também a linha de líquido, ou lado alto, temperatura e pressão da linha, e calcula o sub-resfriamento real.  Use-o para obter o superaquecimento real em sistemas de orifício fixos R-22 e R-410A e sub-resfriamento real em sistemas regulados por válvulas TX/TE.  Use a conexão “T” para carregar até o aquecimento real, ou sub-resfriamento, ao colocar o ASX14 alinhado entre o recipiente de fluido refrigerante e o sistema.

 

Como Funciona?

Encontrar o superaquecimento ou sub-resfriamento real é fácil com o ASX14. Basta conectá-lo ao sistema e deixar o sistema se estabilizar, para obter seu superaquecimento ou sub-resfriamento real em tempo real.  Sem tabelas, sem cálculos.  Está tudo feito para você no instrumento.  O ASX14 mede pressão e temperatura do fluido refrigerante simultaneamente. Em seguida, calcula e exibe o superaquecimento ou sub-resfriamento real em seu multímetro ou base medidora. Possui uma conexão padrão de 1/4" para a pressão real. Um avançado termopar tipo K com alicate para tubo, modelo ATC1, está incluído para temperatura real de linha. Selecione R22 ou R410A. Selecione o sistema inglês ou o métrico.  


Modo de Usar

  1. Conecte às entradas COM e Volts. Encaixe o Módulo de Superaquecimento ASX14 em um Multímetro Modular, Data Logger ou Base Medidora da Fieldpiece, ou conecte-o à maioria dos outros medidores usando os cabos de teste deluxe da Fieldpiece, modelo ADLS2, ou a base AHDL1.
  2. Ajuste o medidor para a faixa mVDC (mVcc).
  3. Calibre, se necessário (ver Calibração de campo)
  4. Aperte com a mão a conexão de 1/4" até a linha de sucção, o mais próximo possível do evaporador, utilizando uma mangueira de serviço aprovada pela EPA (não incluída).
  5. Selecione o fluido refrigerante (R22 ou R410A) e o sistema (inglês ou métrico).
  6. Conecte o alicate para tubo à linha de sucção (superaquecimento) ou de líquido (sub-resfriamento), a pelo menos quinze centímetros da porta de serviço, e deslize-o sob o isolamento para melhor precisão, isolando o alicate para tubo do ar ambiente (ver Medições de Superaquecimento e Sub-resfriamento.)
  7. Selecione o parâmetro a ser exibido (superaquecimento, sub-resfriamento, pressão ou temperatura).
  8. Você deve esperar até que o sistema sendo testando se estabilize completamente, antes de obter uma leitura precisa de superaquecimento ou sub-resfriamento, o que normalmente leva cerca de 10 a 15 minutos. O LED ESTÁVEL acende quando o superaquecimento estiver estável.
  9. Desative o Desligamento Automático para registrar dados de qualquer um dos parâmetros acima com o Data Logger DL3.
  10. Depois de obter a leitura de superaquecimento ou sub-resfriamento, siga as especificações do fabricante do ar condicionado, para carregar ou diagnosticar o sistema corretamente.


Medições de Superaquecimento e Sub-resfriamento Reais

 O superaquecimento é a diferença entre a temperatura real do fluido refrigerante (gás), ao sair do evaporador, e a temperatura do ponto de ebulição do fluido refrigerante, na bobina do evaporador. Após a ebulição, o fluido refrigerante continua a aquecer. O número de graus que ele "aquece" após a ebulição é chamado de superaquecimento. Na pior das hipóteses (baixa carga para sistemas de orifício fixo), o fluido refrigerante dentro do evaporador entra em ebulição perto do final da bobina de evaporador. Para garantir que líquido não entre no compressor na pior das hipóteses (baixa carga), os fabricantes de ar condicionados publicam tabelas indicando qual deve ser o superaquecimento em uma dada medição do bulbo úmido interno e temperatura do ar externo.

A medição do superaquecimento é a melhor indicação sobre a carga apropriada de fluido refrigerante em um sistema de orifício fixo e sobre as condições de funcionamento. Se tudo mais estiver funcionando corretamente e o superaquecimento real estiver alto demais, adicione fluido refrigerante. Se estiver baixo demais, retire fluido refrigerante.

Sub-resfriamento é a diferença entre o ponto de ebulição do fluido refrigerante dentro do condensador e a temperatura real do fluido refrigerante ao sair do condensador. O número de graus que o fluido refrigerante "esfria" abaixo do ponto de ebulição é o sub-resfriamento.  Na pior das hipóteses (baixa carga na válvula TX), o sub-resfriamento continuará a subir. Se o sub-resfriamento ficar elevado demais, líquido pode ficar preso dentro do compressor e causar danos permanentes. Em sistemas de válvula TX, sub-resfriamento é a melhor indicação da situação da carga no sistema de refrigeração, uma vez que estes sistemas são projetados para manter superaquecimento constante. 

Carregar um sistema corretamente garante o máximo em eficiência e vida útil do equipamento. 

Ao carregar, a mangueira deve ter uma válvula Schrader em uma extremidade para liberar o fluido refrigerante da linha de sucção ou de líquido. Este é o mesmo tipo de mangueira disponível com a maioria dos conjuntos de manômetro. Sugerimos mangueiras “sem vazamento” sancionadas pela EPA. Tenha cuidado sempre que trabalhar com eletricidade e líquidos ou gás de alta pressão. Siga as instruções fornecidas com o equipamento a ser reparado ou instalado.

Superaquecimento e Sub-resfriamento Desejados

 Siga todas as especificações, advertências e sugestões do fabricante do equipamento acima de qualquer informação contida neste manual. Para determinar o superaquecimento desejado (sistema de orifício fixo) ou sub-resfriamento (tabelas variam drasticamente de um sistema para outro), você geralmente precisa de três coisas. Bulbo seco externo (temperatura do ar externo), bulbo úmido interno e a tabela do fabricante de superaquecimento ou sub-resfriamento desejado. Você pode utilizar o Módulo ARH4 ou Psicrômetro Diagnóstico SRH2 tanto para bulbo úmido interno, quanto para bulbo seco externo. Na verdade, o SRH2 calcula automaticamente o superaquecimento desejado e a temperatura desejada da saída do evaporador, com base em medições psicrométricas.  Ou você pode usar qualquer medidor Fieldpiece que possua uma função de temperatura, juntamente com um termopar de bulbo úmido, modelo ATWB1. Abaixo está um diagrama do ASX14 de um sistema residencial de condicionador de ar split.

the-diamond-ASX14-v02

 

Características e Benefícios

Projetado para HVAC/R, o Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado, modelo ASX14, mede pressão e temperatura de fluido refrigerante e calcula o superaquecimento de dois fluidos refrigerantes, no sistema inglês ou métrico.
  • Exiba pressão em kPa ou PSI.
  • Exiba temperatura em ºC ou ºF.
  • Exiba superaquecimento em ºC ou ºF.
  • Selecione R22 ou R410A.
  • O Desligamento Automático pode ser desativado para registro de dados.
  • Inclui o "T".
  • Compatível com termopares tipo K
  • Termopar com alicate para tubo, modelo ATC1, incluído.
  • O LED indica quando as leituras estão estáveis.
  • Potenciômetro do Termopar
  • Calibração de pressão atmosférica ao apertar um botão.

O Que Está Incluído


  • Módulo de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado – ASX14
  •  Termopar Tipo K com Alicate para Tubo 3/8” a 1 3/8” - ATC1
  •  Minichave de calibração
  •  Bateria de 9V (instalada)
  •  Manual do Usuário

ASX14-SRC-product-KIT-tmb


Nossas Recomendações de Acessórios e Peças de Reposição

Técnicos que gostam do ARH4 poderão curtir também os instrumentos e Módulos abaixo:

 

HG1-SRC-product-tmb

 

HVAC Guide® System Analyzer - HG1

O Testador com Instruções HVAC Guide™ da Fieldpiece guia os técnicos, passo-a-passo, através de testes críticos do sistema de HVAC, incluindo Temperatura Desejada de Saída do Evaporador, Superaquecimento, Sub-resfriamento e Análise de Combustão. Como todos os instrumentos da Fieldpiece, o HVAC Guide™ System Analyzer é projetado para tornar o trabalho do técnico de campo de HVAC/R mais fácil, mais rápido, mais seguro e mais eficaz. Faça um upload dos registros de clientes para o seu PC e de volta para o HVAC Guide™ quando você for visitá-los, para realizar um check-up. Certifique-se de que você fez todos os testes importantes em cada visita. HVAC Guide™ System Analyzer: Acerte sempre.

Leia Mais...

Multímetro Modular Expansível True RMS com Retroiluminação - HS36

Nosso Multímetro Modular True RMS top de linha, o HS36, inclui as faixas de uso diário para o serviço de campo de HVAC/R, além de incluir uma retroiluminação azul brilhante e True RMS. Como o resto da série HS30, o HS36 vem equipado com um gancho magnético, cabos de teste de silicone removíveis e pontas de prova com garra jacaré, para testes remotos, porém fáceis com uma só mão, bem como um conjunto completo de recursos de segurança integrados. Este Multímetro Modular inclui também um gráfico de barras no visor LCD, para uma sensação analógica. Técnicos que preferem nossos Multímetros Modulares expansíveis nos dizem que este é o melhor multímetro digital para o serviço de campo de HVAC/R.

Leia Mais...

DL3-SRC-product-tmb

Data Logger Expansível para HVAC/R - DL3

O Data Logger da Fieldpiece Instruments, modelo DL3, mede e registra qualquer parâmetro de qualquer Módulo Fieldpiece que oferecemos. Ele detém até 20.000 pontos de dados e pode ser configurado para gravar em uma faixa de uma vez por segundo, até uma vez a cada 999 horas. Registre e exporte dados no formato .xls para o seu PC para uso em ordens de serviço, resolução de problemas e contratos de serviços. Um relógio em tempo-real grava a hora a cada ponto de dado para uma precisão minuciosa. Use diversos Data Loggers para monitorar vários parâmetros e tornar a solução de problemas e o comissionamento mais fáceis. Nós atualizamos a função do DL3 ao incluir recursos que você nos pediu para adicionar. Em conjunto com os nossos Módulos Intercambiáveis Fieldpiece, é com confiança que dizemos que o DL3 é o Data Logger mais versátil para o serviço de campo de HVAC/R.

Leia Mais...

SSX34-SRC-product-tmb

Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração - SSX34

O Medidor de Superaquecimento e Sub-resfriamento para Ar Condicionado e Refrigeração da Fieldpiece, modelo SSX34, mede a linha de sucção, ou lado baixo, temperatura e pressão de linha. Também calcula superaquecimento real em tempo real, usando tabelas de Pressão e Temperatura integradas. Mede também a linha de líquido, temperatura e pressão da linha, e calcula o sub-resfriamento real. Use-o para obter o superaquecimento real nos sistemas de orifício fixo R-22, R-410A, R-134A e R-404A e sub-resfriamento real em sistemas regulados com válvulas TX/TE. Use a conexão “T” para carregar até o aquecimento real, ou sub-resfriamento, ao colocar o ASX14 alinhado entre o recipiente de fluido refrigerante e o sistema.

Leia Mais...

Especificações

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Ambiente de funcionamento: 0ºC a 50ºC; 32ºF a 122ºF a < 75% UR
Esperar ~ 5 min. para o ASX14 atingir a temperatura ambiente.
Temperatura de armazenamento: -20°C a 60°C; -4°F a 140°F a < 80% UR, sem a bateria.
Duração da bateria: Normalmente 25 horas. Sem consumo mensurável de corrente na posição "off".
Indicação de bateria fraca: LED vermelho acende.
Alimentação: Bateria de 9V
Desligamento automático: Aproximadamente 15 minutos.
Sobrecargas: O ASX14 produz 3,4V quando a temperatura ou a pressão estiver fora de sua faixa de funcionamento (sobrecarregada). Para faixas abaixo de 3.400mVDC (mVcc), o símbolo normal de sobrecarga será exibido no medidor ("OL"). Para faixas acima de 3.400mVDC (mVcc), a leitura exibida será de aproximadamente 3,4VDC (Vcc).
Precisão especificada: a 23°C ± 5°C (73°F ± 9°F) < 90% U.R.

Fluidos Refrigerantes Compatíveis.
Tabelas de Pressão/Temperatura Integradas: R22, R410A.  Tabelas de Pressão/Temperatura para 12 fluidos refrigerantes, quando utilizado com o HVAC Guide® System Analyzer.

Temperatura
Faixa (temperatura): -40ºC a 204ºC; -40ºF a 400ºF
Resoluções: 0,1º
Tipo de Sensor:
Termopar tipo K
Precisão do termopar com alicate para tubo:
± 2ºC ou ± 0,75%, o que for maior, -34ºC a 93ºC
Precisão do sistema: ± 0,5ºC; ± 0,06ºC a 23ºC ± 3ºC depois da calibração em água com gelo (ver Calibração de campo). 

Pressão e vácuo
Faixa de funcionamento (pressão): 0 a 4000 kPa; 0 a 500 psi
Pressão máxima exibida: 5500 kPa (800psi)
Faixa de funcionamento (vácuo): 74cmHg vac. a 0; 29”Hg vac. a 0
O Vácuo será exibido com valor negativo no medidor.
Resoluções: 0,1kPa ou psi, 0,1”Hg ou cmHg vac.
Precisão: 0 a 1.378 kPa ± 6,9 kPa, 0 a 200 psig, ± 1 psi, 200 a 500 psig, 1.378 a 3.447 kPa 0,3%     ± 6,9kPa, 0,3% ± 1 psi                   Pressão de ruptura do sensor: 5500 kPa (800psi)

Superaquecimento
Faixa (temperatura): 0ºC a 27ºC; 0ºF a 80ºF
Resoluções:
0,1º
Precisão do sistema:
± 0,5ºC a 23ºC ± 3ºC (± 1ºF a 73ºF ± 5ºF)  depois da calibração (ver Calibração de campo)

Sub-resfriamento
Faixa (temperatura): 0ºC a 27ºC; 0ºF a 80ºF
Resoluções:
0,1º
Precisão do sistema:
± 0,06ºC a 23ºC ± 3ºC (±1ºF a 73ºF ± 5ºF) depois da calibração (ver Calibração de campo).

Calibração de campo

Temperatura: Para calibrar o sistema (ASX14, termopar com alicate para tubo, medidor), ajuste o potenciômetro embaixo da capa de borracha, enquanto mede uma temperatura conhecida. Água com gelo fica muito próximo a 0°C e é facilmente encontrada.

  1. Estabilize um copo grande de água com gelo, mexendo-o.
  2. Selecione a temperatura no ASX14, conecte o termopar com alicate para tubo e, em seguida, mergulhe o alicate inteiro na água com gelo (continue a mexer).
  3. Ajuste o potenciômetro para a leitura 0,0 (32,0 para °F) no Multímetro Digital (DMM) para precisão otimizada em temperatura ambiente.

Pressão: A leitura de pressão/vácuo antes de conectar a um sistema de ar condicionado deve ser sempre zero. Se você perceber que está obtendo leituras de pressão diferentes de zero, sem que a mangueira de serviços esteja encaixada, é preciso ajustar a pressão atmosférica antes de conectar o ASX14 ao sistema. Para ajustar a pressão atmosférica, aperte o botão embaixo da capa de borracha "Set ATM". É geralmente necessário ajustar a pressão atmosférica cada vez que mudar drasticamente de elevação. Ao usar o "Set ATM" em Campos do Jordão, e fazer uma leitura de pressão de um sistema de ar condicionado no Rio de Janeiro, por exemplo, a leitura da pressão no Rio de Janeiro será menor do que realmente é.